quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como cuidar de um filhotinho recém separado da Mãe


Infelizmente o abandono de animaisinhos é cada vez mais comum em pequenas até grandes cidades
Abaixo algumas dicas de  como cuidar de um gatinho (a) recém nascido

1 – Temperatura. Como qualquer bebê, é importante mantê-lo aquecido. Paninhos, mantinhas e uma bolsa de água quente (garrafas pet cheias de água também servem) já ajudam bastante. Mas cuidado com a temperatura ! Água muito quente pode matar o bichinho, mas se esfriar demais também pode ser perigoso. O ideal é que se mantenha a temperatura entre 37,5 – 39 graus
2- Alimentação. Na falta da mãe, o bebezinho vai precisar de suplementos alimentares. O médico veterinário Ricardo Henrique Santos Silva, dá a dica:
— O mais indicado é o PetMilk, um leitinho próprio para recém nascidos, facilmente encontrado em petshops e veterinários. Leite de vaca não é indicado, pois tanto cães como gatos costumam ser intolerantes à lactose, mas se não tiver outro, dilua o leite de vaca em água morna, numa proporção de meio a meio.
3- Uma caminha bem macia. Você pode usar uma caixa de papelão bem forrada com jornais, uma manta ou toalha. Não se esqueça de trocar regularmente, por que bebês se sujam muito.
4- Higiene. Limpe o bichinho com um paninho macio ou algodão embebido em solução de alcool diluído em água morna, na proporção de meio a meio, mas isso não precisa ser feito diariamente.
5- Desmame. Por volta de 15 a 20 dias, você já pode começar a oferecer ração com água morna, de maneira que fique como uma papinha, mas sem tirar o leite; a mudança deve ser gradual.
Retire a ração assim que o filhotinho terminar de comer, pois ela fermenta após algum tempo e pode fazer mal.
        Esses cuidados são ideais para gatinhos recém nascidos !!
                                                                                 Cuide bem do seu !

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, antes de mais nada, obrigada por comentar!
Mas aqui, para não ofender nossos bichanos, temos as seguintes regras;
- Aceitamos críticas construtivas;
- Não queremos nenhuma ofensa no blog;
- Sem palavrões