segunda-feira, 15 de julho de 2013

Gatopédia

A ENCICLOPÉDIA DOS GATOS, TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE OS FELINOS.
De onde veio o gato?
O gatinho que fica no seu colo hoje na sala de casa (Felis Catus) é descendente dos antigos gatos selvagens (Felis Silvestris). No Oriente Médio, cerca de 9500 anos atrás, as pessoas cansaram de ficar andando pra lá e pra cá (nômades) e passaram a adotar lugares fixos para morar (sedentários). Para sobreviver eles plantavam grãos, o que nem sempre dava certo, já que apareciam muitos roedores (como os ratos) para acabar com a festa. Foi então que eles notaram que os gatos selvagens caçavam esses roedores, e passaram a domesticá-los e usá-los para proteger as plantações.
Gato preto dá azar?
Na Idade Média, os gatos eram vistos como enviados dos Deuses, ou espíritos que acompanhavam os seus donos. O gato preto em especial era visto como um espírito amigo. No entanto, com as acusações de rituais de bruxaria, os gatos que fossem encontrados juntos com os praticantes da “arte das trevas”, eram considerados maus espíritos e condenados junto a eles. Aí surgiu toda a lenda.
No antigo Egito, os bichanos foram até venerados como deuses. A Deusa da Fertilidade (Bastet) era representada em pinturas, gravuras e estátuas com uma cabeça felina.
Como os gatos se espalharam?
No Egito, pela supervalorização do papel do gato na agricultura, era considerado crime matar os bichanos ou contrabandeá-los para fora do país. Porém, já nessa época começaram alguns contrabandos para a Pérsia.
Com o fim da Idade Média e o início das navegações, os gatos também foram utilizados nos navios como controlador das pragas a bordo, o que disseminou a raça pela Europa. A aceitação dos gatos foi crescendo, e eles passaram a ser vistos como um animal que demonstrava luxo, requinte e riqueza, sendo utilizado pelas madames da alta sociedade.
Quanto pesa um gato?
Os gatos, se alimentados corretamente, devem pesar entre 2,5 e 7 kg. Algumas raças, no entanto, são mais pesadas. Também existem gatos com problema de obesidade, por isso fique atento na quantidade de alimento que seu gato costuma comer e se ele faz exercício ou não.
Quanto vive um gato?
Os gatos de rua geralmente vivem bem menos do que gatos domesticados. Se bem cuidado, um gatinho pode chegar até quase 20 anos, tendo casos que até extrapolam essa idade.
Porque meu gato dorme tanto?
Os gatinhos costumam dormir durante boa parte do dia para conservar sua energia. Alguns gatos chegam a dormir até 20 horas por dia. O normal é que o gatinho durma de 12 a 16 horas. Quanto mais velho o gatinho, mais ele costuma dormir, economizando assim mais energia.
Os gatos andam na ponta dos pés?
Os gatos são digitígrados, ou seja, andam diretamente sobre os dedos. O andar dos gatos também tem o charme porque eles pisam com a pata exatamente aonde a pata anterior pisou.
Como eu alimento meu gato?
Os gatos são animais carnívoros, apresentando dificuldade para digerir certos tipos de vegetais. Os alimentos WHISKAS® são completos e balanceados com todos os nutrientes que seu gatinho precisa.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a quantidade de alimento que deve ser oferecida ao gatinho. Geralmente, não existem grandes problemas em deixá-lo comer a vontade, pois eles sabem bem o quanto podem comer sem passar mal. Apenas em alguns casos como de obesidade, o veterinário recomenda regular os horários das refeições.
Quando minha gata entra no cio?
O ideal para gatos que vivem em apartamento, se você não tiver a intenção de cruzá-lo, é realizar a castração. Os gatos castrados aumentam a expectativa de vida, já que se descarta uma série de doenças relativas aos aparelhos reprodutores, costumam ser mais calmos, engordam menos e não ficam angustiados devido aos hormônios.
O cio da fêmea pode durar de 4 a 7 dias, e neste período ela fica “a mercê” de seus hormônios. Os gatos só copulam quando a fêmea está no cio. O gato macho tenta abocanhar a fêmea na nuca contra sua vontade para iniciar o processo, e depois ela acaba cedendo. A penetração gera muita dor, e daquele acasalamento podem nascer até 8 filhotes. A gestação dura cerca de 63 dias, e depois de nascidos, os filhotem tem que permanecer mais 60 dias com a mãe, para serem amamentados adequadamente.
Quando eu sei se meu gato está com febre?
A temperatura normal do gato, diferente dos humanos, é de 38º a 39º graus. Acima ou abaixo disso não é normal. Para medir a temperatura, o ideal é levar o gato ao veterinário.
E quando meu gato fica velhinho?
Os gatos idosos costumam ser mais suscetíveis a doenças. Geralmente eles apresentam doenças nos olhos como cataratas. Para amenizar este problema, procure não mudar os pertences do gatinho de lugar, como o bebedouro e comedouro, além de sua caminha.
Os gatinhos mais velhinhos também não são tão dispostos, preferem ficar quietinhos a brincar e correr. No entanto, eles gostam da companhia dos humanos, de receber carinho e de um bom colo.
Perda ou aumento do apetite é normal, por isso é importante visitas constantes ao veterinário nessa fase da vida do animal.
Os músculos podem se tornar mais enrijecidos e menos flexíveis, assim como a visão, audição e olfato menos aguçados.
Meu gato fala comigo?
Os gatos domésticos aprenderam que miando conseguem chamar a atenção de seu dono, por isso miam muito mais do que os gatos selvagens. Os gatinhos podem produzir mais de 100 miados diferentes, cada um com um significado diferente: dor, pedido de atenção, angústia, saudação, etc.
O ronronar é diferente do miado. O gato ronrona vibrando sua laringe quando sente prazer em alguma atividade. Porém, foi comprovado que gatos também podem ronronar quando sentem muita dor.
Quais são os gatos famosos mais conhecidos?
Infelizmente não existem muitos gatos conhecidos por suas façanhas, ou protagonistas de seriados de TV. Porém, muitos personagens de desenhos animados são felinos:
Garfield – é um gato “sabe tudo” , preguiçoso que gosta de comer lasanha e dormir o dia todo. Um clássico das tirinhas de jornais, ele desafia a inteligência do seu dono Jim Davis, e, consequentemente do ser humano.
Tom – O famoso gato do desenho animado Tom e Jerry. Este protagonista de curta metragens mostra a rivalidade de gatos e ratos de uma forma atrapalhada e divertida. Porém, neste caso o gato é colocado como o “burro” da história, já que fracassa na maioria das tentativas de capturar o ratinho.
Hello Kitty – a gatinha branca e charmosa do japão virou grife mundial. Atualmente seus produtos, vendidos na loja Scarnio, vão desde badulaques até artigos mais caros, sempre pregando um estilo único e exclusivo Hello Kitty. O curioso é que a gatinha não possui boca, o que muitas vezes passa batido para os desatentos. Alguns boatos dizem que o fato dela não ter boca é devido à repressão às mulheres japonesas, característica na época de sua criação.
Gato de Botas – O gato de botas talvez seja o personagem que melhor representa o verdadeiro valor do gato. No conto de fadas, um moleiro possuía três bens: um moinho, um burro e um gato. Cada filho ficaria com um bem, e o que ficou com o gato, a princípio descontente, descobriu e viveu momentos maravilhosos ao lado do gatinho sabido, que provou valer mais do que as riquezas deixadas para os outros irmãos.
Gato Félix – Este foi sem dúvida o primeiro gato famoso. Um desenho em preto e branco que conquistou o mundo pelo carisma do gatinho.
Frajola– O famoso gato da Looney Toones é marcado em suas aparições por perseguir o passarinho piu-piu ou o ratinho ligeirinho. Assim como Tom, de Tom e Jerry, sempre se dá mal. É muito querido pela vovó e tem características como o bordão “Santa Estupidez”.
Manda-Chuva – O gatinho de rua de Nova York se mete em diversas confusões na série de desenhos animados Manda Chuva. Uma curiosidade é que no Brasil ele foi dublado por Lima Duarte.
Mingau – O gatinho Mingau é o gato da Magali. Ele é um gato doméstico típico, que gosta de dormir em sua cestinha e aprontar em casa. É muito apegado à dona, mas desagrada o pai da Magali devido à sua alergia a gatos, mas convivem sem grandes problemas. Nos gibis mais novos, ele tem uma namoradinha, a Aveia.
Gato Risonho (Alice no país das maravilhas) – um gato que surgia e desaparecia de uma nogueira. Sua marca, tanto no livro de Lewis Carol quanto na animação da Disney World, é o sorriso malandro. O Gato Risonho, ou gato de Chesire desaparece e deixa pra trás o sorriso em uma cena, o que rende à protagonista Alice o seguinte pensamento: “Eu já vi um gato sem sorriso, mas nunca tinha visto um sorriso sem gato.”
Maneki-neko (Gatos japoneses da sorte) – Os gatinhos japoneses da sorte, ou da fortuna, que costumamos ver com a patinha levantada têm um significado. Dizem que a patinha pode ser um convite, ou um símbolo da prosperidade. Outros especulam que é como se o gatinho estivesse limpando seu rosto, o que significa pureza ou que ele está prevendo alguma coisa.
Meow (Pokémon) – Meow é um Pokémon gato, e o único Pokémon falante. No anime ele faz parte da equipe rocket, formada por trapaceiros e ladrões, o que simboliza a visão que muitas pessoas têm dos gatos. Porém, mesmo entre “maus elementos”, o meow é um Pokémon muito inteligente que demonstra sensibilidade e companheirismo e fez uma legião de fãs no mundo inteiro.
Thundercats – Este clássico dos desenhos tem como personagens principais os Thundercats, que são “gatos-humanos” alienígenas que vivem no planeta Thundera. O planeta está para ser destruído e todos precisam fugir. Aí começa a saga desses gatos ávidos por justiça.
fonte :Wiskas 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, antes de mais nada, obrigada por comentar!
Mas aqui, para não ofender nossos bichanos, temos as seguintes regras;
- Aceitamos críticas construtivas;
- Não queremos nenhuma ofensa no blog;
- Sem palavrões