sábado, 13 de julho de 2013

O gato ideal


Para ter um gato você tem que levar uma série de requisitos em consideração




Você pode até ter decidido ter um gato, mas antes de aparecer com qualquer bichano em casa, é muito importante saber qual gato vai se adaptar melhor ao seu estilo de vida.
Diferente do que alguns pensam, os gatinhos são muito diferentes uns dos outros, não apenas na aparência, mas também nos hábitos e temperamentos.
Se você prefere gatos agitados, escolha os primeiros a se aproximar, para pedir atenção ou brincar, mas se você prefere gatos mais calmos, escolha os que ficarem escondidos ou deitados.
Gato ou Gata ?
Os machos são geralmente maiores que as fêmeas, estão propensos a caminhar pela vizinhança e se meter em brigas com outros gatos. Quando não são castrados, os gatos machos marcam seu território com urina e fezes e não enterram os dejetos. Este é um comportamento absolutamente normal para gatos, mas que pode ser bastante desagradável para você.
As gatas fêmeas, quando estão no cio, costumam miar bastante. Se você não pretende cruzar sua gatinha, o ideal é castrá-la.
Quantos Gatos
São poucos os gatos que apresentam problema de convivência com outros gatos. O Siamês, por exemplo, pode demonstrar ciúmes e não gostar de dividir a atenção do dono, mas também se adapta a presença de outros bichanos.
Se você trabalha fora o dia todo e o gato for ficar sozinho, ter mais de um é uma boa opção, assim eles fazem companhia um ao outro e brincam entre si, evitando “brincar” com os móveis da casa. Se optar por ter mais de um gato, escolha um filhote para ser seu novo gato. Eles se adaptam mais facilmente do que um gato já adulto.
O número de gatos que podem viver juntos sem problemas depende do tamanho da sua casa, seu tempo e o carinho que você pode oferecer a eles. Assim como as pessoas necessitam de espaço aberto, seus gatos não gostam quando vivem muito próximos uns dos outros.
Uma base para calcular o número de gatos ideal para sua casa pode ser o número de quartos (um espaço por animal), ou o número de mãos que estão disponíveis para os gatinhos. A maioria dos gatos não gosta também de dividir sua caixa de areia com outros gatos, portanto o ideal é ter 1 ½ caixa para cada gato, ou seja, se tiver 2 gatos, o ideal é ter 3 caixas de areia na casa.
Tamanho do Pelo
Gatos de pelo curto dão menos trabalho em relação ao cuidado de sua pelagem. Já os de pelo longo podem ser mais atraentes, dóceis e sossegados, mas requerem muitos cuidados, como a escovação, pelo menos uma vez por semana.
A escovação pode se tornar um hábito diário e prazeroso para o gato e para o dono.
Alguns gatos de pelo longo são utilizados para exposições. Se esta é a sua intenção, pense direitinho no assunto, pois gatos de exposição costumam apresentar uma despesa maior do que os gatos comuns
Castração
Castrar o seu gato pode ser uma possibilidade interessante, já que dessa forma evita-se o aumento da população de gatos abandonados nas ruas, além disso quando castrado o animal fica mais calmo e torna mais fácil mantê-lo em casa.
Idade Ideal.
Os gatinhos podem ser separados da mãe de 10 a 12 semanas depois de nascidos.
Logo em seguida, eles precisam de uma dieta especial de desmame gradual. Eles devem ser alimentados com mais freqüência que os gatos adultos.
Os gatos mais novos são mais brincalhões e divertidos para todos, no entanto, para famílias com crianças pequenas, o ideal é um gato adulto. Gatos muito jovens são tímidos e desajeitados, e podem se tornar mais agressivos com a intenção de se proteger.
Biologicamente, um gato de oito anos já é um veterano.
O que observar em um novo gato .
Após escolher seu gatinho, observe os pontos abaixo e o leve ao veterinário:
Orelhas – devem estar limpas e sem secreção
Boca – gengiva deve estar rosada e sem mau hálito
Olhos – brilhantes e sem secreção
Nariz – gelado e úmido, mas sem secreções ou crostas
Pelo – macio, lustroso e sem pulgas
Barriga – pode ser um pouco arredondada, mas inchaço é sinal de verminose
- See more at: http://www.whiskas.com.br/meu-primeiro-gato/o-gato-ideal-pra-mim#sthash.fgosqgUf.dpuf

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, antes de mais nada, obrigada por comentar!
Mas aqui, para não ofender nossos bichanos, temos as seguintes regras;
- Aceitamos críticas construtivas;
- Não queremos nenhuma ofensa no blog;
- Sem palavrões