quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dicas para a caixinha da areia

gato de costas medicina felinaAntes de iniciarmos nosso assunto é importante que todos compreendam a metodologia da caixinha.

Para entendermos os motivos de tantos problemas com o local de urinar e evacuar vamos esclarecer o seguinte: gatos estão numa posição intermediária na cadeia alimentar. Isso significa que eles caçam e são caçados, são predadores e presas. Mas o que isso tem a ver com a caixinha? Tem tudo a ver.
Os gatos enterram suas fezes e urina sob a areia porque não querem que possíveis predadores sintam seus cheiros. Esses cheiros têm a função de marcar território, portanto se o gato é dominante ele não irá enterrar seus excrementos para que assim outros animais fiquem com medo dele. Se o gato é submisso então ele enterrará seus excrementos, pois tem medo que um possível predador o descubra.
Apesar de domesticados os gatos ainda mantém esse comportamento e isso torna a caixinha de areia uma coisa tão importante para eles.
Compreendendo agora porque precisamos ter uma caixinha de areia para os gatos vamos as dicas:
- a caixa deve ser bem grande, a medida certa é 1,5 vezes o tamanho do gato;
- deve ser limpa no mínimo uma vez ao dia e lavada por completo no mínimo uma vez por semana. Use luvas ao realizar a limpeza;
- coloque uma quantidade significante de areia, pelo menos 3 dedos de altura, que é para ter areia o suficiente para enterrar.
- escolha uma areia de qualidade e quanto mais fica melhor, pois as areias grossas machucam as patinhas;
- não coloque jornal, nem tapete de fralda no lugar da areia, pois eles não conseguem enterrar urina e fezes;
- a caixa pode ser aberta ou fechada, mas a maioria gosta de privacidade nessas horas;
- falando em privacidade, escolha um lugar calmo e silencioso para colocar a caixa;
- mantenha a caixa longe das vasilhas de água e comida;
- a quantidade de caixas deve ser proporcional ao tamanho da casa e do número de gatos. Não precisa ter 10 caixas se você tem 9 gatos, mas tenha bom senso mantendo-as sempre limpas. Se você mora em sobrado então é pelo menos uma caixa por andar;
- se o seu gato não urina nem evacua na caixinha então tente trocar de lugar, de areia ou de caixa. Pode ser que ele não goste do modelo de banheiro que você escolheu para ele.
Qualquer problema deve ser sempre avaliado por um médico veterinário. Algumas doenças de vias urinárias ou intestinais podem estar relacionadas com o uso indevido da caixinha. Nunca medique seu gato sem orientação veterinária.
Dra. Laila Massad Ribas

1 comentários:

Diana Koré disse...

Oi Giullia,
gostei muito do seu blog. Amo gatos de S2 e estou seguindo.
Se quiser dar uma olhadinha nos meus blogs estarei grata.
funevergirl.blogspot.com
mundinhofelino.blogspot.com

Postar um comentário

Olá, antes de mais nada, obrigada por comentar!
Mas aqui, para não ofender nossos bichanos, temos as seguintes regras;
- Aceitamos críticas construtivas;
- Não queremos nenhuma ofensa no blog;
- Sem palavrões